A medida ideal da espessura do papelão para cartonagem

Quando começamos é comum que não saibamos qual é a espessura do papelão para cartonagem, ou seja, a medida ideal em milímetros para a produção de cada peça.

Portanto, na da escolha muitos iniciantes acabam tendo um pouco de insegurança.

Existem algumas questões envolvidas que influenciarão no resultado de sua peça, bem como no processo de produção que estão diretamente ligadas a espessura que você escolhe para produzir peças em cartonagem .

Uma escolha equivocada da espessura do papelão para cartonagem pode comprometer a resistência de sua peça.

Você pode até pensar que para não correr o risco de ter peças frágeis é melhor trabalhar com espessura do papelão para cartonagem alta.

Aproveito para dizer que trabalhar com espessura de papelão alta para qualquer peça (até as que não necessitam de tanto) te faz ter esforços extra e desnecessários.

Daí a importância da escolha da espessura certa para cada tipo de peça.

Como escolher a espessura do papelão para cartonagem?

Existem várias espessuras do papelão para cartonagem, sendo algumas medidas bem próximas uma das outras, por exemplo 1.8, 1.9 e 2.0.

Não dá para dizer exatamente qual é a melhor nesse caso, pois são bem próximas.

O que determina, não verdade é o tamanho e a utilidade da peça que você irá elaborar.

Uma dica bem legal que dou é: sempre faça peças com a espessura mínima de 1.5 mm.

Essa espessura é ideal para os bloquinhos de anotações, porém se você tiver um papelão que seja um pouco mais grosso, ou seja, espesso, não há problemas em utilizá-lo para o bloco.

A espessura 1.8 ou 1.9 é ideal para as caixas cartonadas de tamanho pequeno e médio.

Também é ideal para a produção de maletas em cartonagem, principalmente as que tem laterais de papelão único, pois essa espessura quando cortada no sentido da fibra é bastante maleável e não quebra.

A espessura 2.3 ou 2.4 é ideal para caixa ou bandejas maiores que precisam sustentar pesos maiores.

Também deve ser utilizada para as divisórias já que um papelão mais grosso terá uma melhor sustentação na hora de colar na peça.

Conclusão

Saber escolher a espessura do papelão é uma condição que todo iniciante deve se preocupar na fase inicial.

Espessura do papelão para cartonagem mais finos serão cortados mais facilmente, assim como papelões mais grossos darão um pouco mais de trabalho.

Se faz necessário essa noção para evitar que você tenha mais trabalho durante o corte, sendo ocasionado pela escolha de uma espessura de papelão desnecessária para a peça que você pretende fazer.

Outra dica interessante é a experimentação de diferentes espessuras de papelão.

Ao experimentar você também encontrará o que te trará mais ou menos facilidade, bem como o que dá melhor sustentação para os seus projetos.

No caso, se a sua intenção é fazer porta moedas, carteiras ou outra peça que necessite de um corte de papelão único e super maleável, o papelão ideal para esse tipo de trabalho é o papelão couro.

O papelão couro é um papelão marrom, ideal para fazer as curvas necessárias para o fechamento do porta moedas.

Essas dicas por mais que pareçam simples podem te ajudar bastante na hora de sua produção.

Podemos dizer que não existe uma regra específica sobre a obrigatoriedade de usar determinada espessura para determinada peça, mas o conhecimento e uma boa dosagem nessas escolhas que lhe darão mais ou menos facilidade na hora do trabalho.

Gostou da dica? 

Beijos,

Nalyne Mahasaya

6 thoughts on “A medida ideal da espessura do papelão para cartonagem

  • Adorei a dica muito obrigada, tenho dificuldade em comprar o papelão. Estou procurando o papelão 1.8 ou 1.9 e não estou encontrando. Moro em uma cidade pequena, dependo muito da cidade vizinha ( Botucatu) mas nem ali
    encontrei essa gramatura.Abraços, Ivone

    • Olá Ivone!

      Fico muito feliz que tenha gostado. 🙂

      Olha, no começo tive muita dificuldade para encontrar o papelão aqui em minha cidade também, mas depois de muita pesquisa descobri. O mais engraçado é que foi nas mesmas lojas que diziam que não tinha, já pensou? rsrs

      Eu descobri, pelo menos aqui, que muitos vendedores por não conhecer a cartonagem informam que não tem o material que procuramos o que dificulta ainda mais a nossa vida.

      Tem um artigo que dou algumas dicas sobre como procurar o papelão cinza no mercado para evitar o caso de vendedores que não conhecem a cartonagem, espero que te ajude! 🙂

      http://playartedesign.com/~nalyne/papelao-para-cartonagem/

      Beijos,

      Nalyne

  • Oi Nalyne, com relação ao uso dos pincéis e rolinhos, como você faz para conservá-los? Após o uso você os coloca onde? Tenho perdido muitos pincéis e rolinhos por não saber como cuidar deles. Obrigada.

    • Olá Angela, é bem simples!
      Após o uso de pinceis e rolinhos eu os coloco de molho na água e deixo lá por um tempo. As vezes 10 minutinhos é o suficiente para que a cola do rolinho fique mole. Seguindo, coloco embaixo da torneira e vou espremendo toda a cola e lavando-o. Atenção, o rolinho e o pincel devem estar submersos, para tanto, uso um copo americano, onde o rolinho encaixa super bem e boia (se algum pedaço do rolinho estiver fora d’água, certamente, esse pedaço não irá amolecer). Outra dica é não deixar a cola secar completamente no rolinho, pois ela gruda e alguns pedaços não amolecem. Espero ter ajudado. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *